sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

EXERCÍCIOS 2014 - 2º ANO

Obs. Este material deve ser impresso, recortado e colado no caderno para ser respondido a cada aula.

1 BIODIVERSIDADE, TAXONOMIA E NOMENCLATURA

1. O que é biodiversidade e qual a importância de se classificar os seres vivos?

2. Complete:

a.       A __________________ é a parte da Biologia responsável pela classificação e nomenclatura dos seres vivos.
b.       O cientista que criou o sistema de classificação binominal das espécies foi _______________ em _______________.
c.       Suas obras foram: Systema Naturae, em que classificou os ____________________ e Species Plantarum, em que classificou as ____________________.
d.       A nomenclatura dos seres vivos é dita ___________________ pois são utilizados dois nomes para cada espécie.
e.       Todo nome científico de ter origem em ________________.
f.         Ao citar por escrito um nome científico, este pode e deve ser destacado de três formas que são: em ______________________, em ____________________ ou em ____________________.
g.       O primeiro nome corresponde ao __________________ e deve ser escrito com letra ______________________, o segundo corresponde à ______________________ e deve ser escrito com letra _______________________.

3. Quais são as 7 categorias de classificação em ordem decrescente?

4. Seguindo estas categorias, quais os grupos que se reúnem para formar:

a. Um filo         
b. Uma ordem             
c. Um gênero

5. Como é a forma correta de escrever o nome científico do cão?

a. Canis Familiaris       
b. Canis familiaris        
c. Canis Familiaris       
d. canis familiaris   
e. Canis familiaris

2 OS VÍRUS - SERES SEM REINO
(Vírion = veneno)

1. Desenhe um esquema de um vírus e aponte suas estruturas básicas.

2. Quais características dos vírus se assemelham aos seres vivos?

3. Quais características de seres vivos que os vírus não apresentam?

4. Diferencie os ciclos reprodutivos dos vírus:

a. lítico            
b. Lisogênico

5. Por que é mais difícil de produzir vacinas contra um retrovírus do que um DNA vírus?

6. Cite doenças causadas pelos 2 tipos de vírus:

a. DNA vírus    
b. RNA vírus

3 REINO MONERA
(organismo rudimentar)

1. Quais são os seres deste reino e qual a característica fundamental para sua classificação?

2. Explique os conceitos que se aplicam aos seres deste reino:

a. procariontes
b. unicelulares 
c. aeróbias
d. anaeróbias  
e. facultativas   
f. patogênicas
f. quimiossintetizantes  
g. fotossintetizantes
h. saprófagas  
i. Parasitas      
j. autótrofas
k. heterótrofas 
l. Assexuadas 
m. sexuadas

3. Desenhe uma bactéria apontando suas estruturas.

4. Como está distribuída a clorofila nas algas azuis e por que só elas e não as bactérias, neste reino, são chamadas autótrofas?

5. Por que os seres deste reino não apresentam organelas membranosas?

6. Desenhe as seguintes formas das bactérias:

a. Coco                
b. Diplococo              
c. Sarcina ou Tétrade
d. Estafilococo   
e. Estreptococo   
f. Espirilo
g. Vibrião

7. Cite 3 doenças causadas por bactérias (bacteioses) e como preveni-las.

4 REINO PROTOZOA
(Proto = primeiro / Zoo = animal)

1. Quais seres fazem parte deste reino e quais são as  características que os diferenciam do Reino Monera?

2. No que os protozoários são diferentes das algas protistas?

3. No que as algas protistas são diferentes das algas azuis do reino anterior?

4. Por que as algas pluricelulares estavam no reino das plantas e agora estão neste reino?

5. Complete o quadro que diferencia os grupos de protozoários em sua classificação:

6. Complete o quadro que diferencia as algas protistas em sua classificação:

7. Cite 3 doenças causadas por protozoários (protozooses) e sua prevenção.

5 REINO FUNGI
(Fungi = fungo)

1. Quem são os seres deste reino e quais são suas características gerais?

2. Por que os fungos estavam classificados no reino das plantas e agora são classificados em um reino próprio?

3. Quais características dos fungos os assemelha às células de:         

a. Plantas        
b. Animais

4. Complete o quadro de comparação e classificação dos fungos:

5. Com quem os fungos estabelecem as seguintes associações e qual a importância de cada uma?

a. micorrizas    
b. liquens        
c. Saprófitos
d. patogênicos
e. coloniais

6. Cite 3 doenças causadas por fungos e sua prevenção:

6 REINO DAS PLANTAS
(PLANTAE)

1. Explique as características gerais das plantas:

a. pluricelulares                       
b. clorofiladas  
c. Autótrofas
d. eucariontes             
e. aeróbias      
f. Fanerógamas
g. criptógamas            
h. Traqueófitas ou vasculares
i. espermatófitas

2. Quais são as 6 partes que formam o corpo das plantas?

3. Qual grupo de plantas é o mais primitivo e por quê?

4. Qual grupo de plantas representa a independência da água para a reprodução?

5. Qual grupo de plantas é o mais completo?

6. Na fase sexuada como se chamam os gametas masculinos e femininos das plantas? E na assexuada é por que tipo de estrutura germinativa?


7 SISTEMÁTICA VEGETAL
(Classificação das Plantas)

7.1 BRIOFITAS
(Bryon = musgo / Phyta = planta)

1. Quem são as briófitas, quais características do reino das plantas se aplicam à elas e por quê? (veja ex. 6)

2. Por que o tipo de reprodução das briófitas é chamada de metagênese? Explique seu ciclo.

3. Complete o quadro das estruturas das briófitas:

4. Diferencie o corpo do gametófito dos grupos de briófitas na sua classificação:

a. Musgos       
b. Hepáticas    
c. Antóceros

5. Por que este grupo não desenvolveu vasos condutores nem sistemas de sustentação e qual sua importância ecológica?

7.2 PTERIDOFITAS
(Pteridon = feto / Phyta = planta)

1.No que estas plantas são mais evoluídas que as briófitas? Quem são as pteridófitas?

2. Por que já são chamadas de traqueófitas ou vasculares?

3. Diferencie as seivas que transportam em seus vasos:
SEIVAS
Sentido
Composição
Bruta


Elaborada




4.O que justifica chamar estas plantas de feto?

5. No que o seu ciclo reprodutivo está invertido em relação ao ciclo das briófitas?

6. Quais partes correspondem ao:

a. esporófito    
b. gametófito

7. Diferencie o que são as estruturas delas chamadas:

a. soros                      
b. rizomas

8. Qual a importância para nós e ecológica destas plantas?

7.3 GIMNOSPERMAS
(Gymnos = nú / Sperma = semente)

1. Justifique o por que deste nome e cite exemplos destas plantas.
2. Por que as gimnospermas representam a independência da água para a reprodução?
3. Quais estruturas a mais surgem no corpo destas plantas que são de grande porte, em geral?
4. Por que as pinhas, suas flores, são chamadas de inflorescências e ditas incompletas?
5. Resuma as etapas do ciclo reprodutivo das gimnospermas.
6. Quais as importãncias destas plantas para nós?

7.4 ANGIOSPERMAS
(Angeion = urna / Sperma = semente)

1. Justifique o porquê desse nome e cite exemplos de angiospermas que demonstram esta classificação.

2. Por que agora estas são as plantas mais evoluídas?

3. O gineceu é formado pelo conjunto de carpelos que são formados por: __________ , __________ e __________

4. O androceu é formado pelo conjunto de estiletes que é formado pelos ____________ e ____________.

5. Escreva nas setas do desenho os números correspondentes às seguintes estruturas de uma flor:

1-Filete            
2-Antera          
3-Estigma        
4-Estilete
5- Ovário         
6- Óvulo          
7- Pétalas        
8- Sépalas
9-Pedúnculo
6. Explique as etapas da fecundação por sifonogamia na reprodução sexuada das angiospermas.
7. Cite formas de reprodução artificial assexuada, desenvolvidas no cultivo destas plantas.
8. Quais importâncias têm as angiospermas pra nós e para o meio ambiente?

8 CITOLOGIA VEGETAL

1. Desenhe uma célula vegetal e aponte suas estruturas destacando quais são típicas somente nestas células.

2. O que são plastídeos?

3. Qual a diferença entre os cromoplastos e os leucoplastos e qual o fator que determina sua diferenciação?

4. Que tipos de substâncias são armazenadas nos leucoplastos:

a. Proteoplastos     
b. Oleoplastos  
c. Amiloplastos

5. Sobre os vacúolos responda:

a. estrutura      
b. conteúdo     
c. origem
d. relação tamanho e idade

9 MORFOLOGIA E ANATOMIA VEGETAL

1. Coloque os nomes das partes que compõem as estruturas abaixo:

a. raiz
b. caule
c. folha
d. flor
e. fruto
f. semente

2. Cite agora as principais funções destas mesmas estruturas:
a. raiz b. caule c. folha d. flor e. fruto f. semente

3. Complete as lacunas com os nomes dos tipos de caules de plantas abaixo:

RIZOMAS — BULBO — CLADÓDIOS — TUBÉRCULOS — COLMO — RASTEJANTES — SUCULENTOS — TREPADORES — TRONCO — HASTE — ESTIPE

a. Acumulam substâncias nutritivas, são globosos e folheados ___________
b. Bem desenvolvido, lenhoso e lignificado   ___________
c. Crescem horizontalmente sob a terra __________
d. Também globosos e de reserva, mas não são folheados ___________
e. Crescem horizontalmente sobre o solo __________
f. Se apóiam em qualquer suporte ___________
g. Pouco desenvolvido, aquoso, clorofilado ___________
h. De crescimento ilimitado, com espinhos ou alados ___________
i. Cilíndrico, sem ramificações, com folhas só no ápice ___________
j. Dividido em nós e entrenós bem evidentes ___________
k. Com parênquima aqüífero bem desenvolvido ___________

4. Ligue os tipos de raízes das plantas:

Tuberosas                   • de árvores aquáticas para sustentação
Rizomas                      • auxiliam a respiração de plantas aquáticas
Fasciculada                  • uma principal maior e várias secundárias menores
Axial                             • raiz em cabeleira
Adventíceas                • acumulam reservas nutritivas
Escoras                      • parasitas de plantas terrestres
Pneumatóforos •           • nascem das laterais do caule ou das folhas
Sugadoras                  acompanham a superfície sob o  solo horizontalmente

5. Relacione os tipos do folhas:

A. antófílos      (    ) pontiagudas s/ limbo de proteção
B. brácteas      (    ) produzem enzimas digestivas
C. insetívoras  (    ) calhas coletoras de água da chuva
D. cotilédones  (    ) carnosas, incolores bulbosas
E. coletoras      (    ) espiraladas para fixação
F. espata          (    ) com soros produtoras de esporos
G. espinhos     (    ) folhas nutritivas embrionárias
H. esporofilos   (   ) pétalas evidentes que atraem os agentes polinizadores
I. gavinhas        (    ) formam todos os verticilos florais
J. catafilos        (    ) forma laminar protege inflorescências tipo espiga

6. Diferencie e cite exemplos dos tipos de inflorescências:

a. Cacho    
b. Espiga  
c. Umbela   
d. Capitulo

7. Explique o fenômeno de polinização?

8. Explique os mecanismos desenvolvidos pelos vegetais superiores para evitar a autopolinização.

a. heterostilia   
b. Dioicia         
c. Dicogamia

9. Diferencie e cite exemplos de frutos dos tipos:

a. Verdadeiro  
b.Pseudofruto             
c.Partenocárpico
d. Carnosos    
e. Secos  
f. Drupa      
g. Baga
h. Deiscentes  
i. Indeiscentes

10. Explique e exemplifique os mecanismos de dispersão das sementes por:

a. autocoria     
b. anemocoria 
c. hidrocoria
d. zoocoria      
e. antropocoria            
f. geocarpia

10 HISTOLOGIA VEGETAL

1. Explique o que são tecidos meristemáticos e diferencie brevemente os meristemas primário e secundário.

2. Que tecidos vegetais se originarão dos seguintes meristemas primários?

a. Caliptrogênio                       
b. Dermatogênio
c. Periblema               
d. Pleroma

3. O que é o cilindro central da planta?

4. Diferencie os meristemas secundários e cite a partir de quanto tempo pode-se diferenciá-los.

a. câmbio        
b. felogênio

5. Como é a constituição da epiderme vegetal e o que são suas estruturas chamadas estômatos e lenticelas?

6. Complete a quadro dos vasos condutores de seivas:
VASOS DE CONDUÇÃO
Xilema
Floema
Tipo


Células


Estruturas


Seiva


Sentido




7. Diferencie os dois tipos de tecidos que formam o
estereoma vegetal.

a. colênquima  
b. esclerênquima

8. Diferencie os parênquimas clorofilianos quanto à sua localização, estrutura e função:

a. paliçádico               
b. lacunoso

11 FISIOLOGIA VEGETAL

1. O que é a fotossíntese e qual sua fórmula geral?

2. Explique as fases clara e escura da fotossíntese, destacando seus produtos finais.

3. Como e por que as plantas também transpiram?

4. Explique os mecanismos de abertura e fechamento dos estômatos:
a. fotoativo     b. hidroativo

5. Explique a teoria da tensão e coesão sobre a ascenção da seiva bruta contra a gravidade nos vasos das plantas que não possuem coração para bombeá-la.

6. Explique o que são fitormônios e complete o quadro:
FÍTORMÔNIOS
Produção
Atuação
Auxinas


Giberelinas


Etileno


Citocianinas


Acido Absísico




7. Explique o fenômeno da dominância apical e em que condições as gemas laterais dos caules se desenvolvem.

8. Diferencie e cite exemplos dos seguintes tipos de movimentos das plantas.

a. tropismo    
b. tactismo    
c. Nastismo

12 REINO ANIMAL 1
(INVERTEBRADOS)

12.1 PHYLUM PORIFERA
(Porus = poro / Feros = portador)

1. Quem são os poríferos e por que são ditos parazoários?

2. Desenhe um porífero e aponte as seguintes estruturas:

a. átrio             
b. ósculo         
c. mesênquima
d. células coanócitos   
e. células pinacócitos
f. espículas                 
g. rede de espongina

3. Qual o sentido da água no corpo das esponjas e quem são os responsáveis pelo fluxo hídrico?

4. Como é feita a digestão nesses animais?

5. Qual a importância dos poríferos no ambiente aquático?

12.2 PHYLUM COELENTERATA
(Celes = cavidade / Enteron = intestino)
OU CNIDARIA
(Knidos = cnidócito)

1. Cite exemplos de animais das classes dos cnidários:

a. Hidrozoa     
b. Cifozoa       
c. Antozoa

2. Qual é a célula urticante característica deste filo, para que serve, onde se localiza e como funciona?

3. Como é o sistema digestório dos celenterados e como ocorre a sua digestão?

4. Explique o ciclo reprodutivo por metagênese das águas vivas.

5. O que é a mesogléia e para que serve nestes animais?

6. Qual é a importância dos celenterados no ambiente aquático?

12.3 PHYLUM PLATYHELMINTHES
(Platy = achatado / Helmin = verme)

1. No que estes vermes são mais evoluídos que os cnidários?

2. Qual a diferença entre as tênias:

3. Diferencie as doenças causadas pela Taenia solium:

a. Teníase                   
b. Cisticercose

4. Resuma o ciclo da esquistossomose:

5. Por que a maioria dos ciclos dos vermes achatados são chamados de heteroxênicos?

12.4 PHYLUM NEMATHELMINTHES
(Nematos = fio / Helmin = verme)

1. No que este grupo de vermes é mais evoluído que os vermes achatados?

2. Por que os vermes em geral são chamados de endoparasitas?

3. Os ciclos parasitológicos dos nematelmintos em geral é monoxênico ou heteroxênico? Justifique.

4. Diferencie as verminoses:

12.5 PHYLUM MOLLUSCA
(Mollis = mole)

1. Apesar destes animais terem corpo mole, a maioria tem uma proteção especial bem característica, qual é e como se forma no seu corpo?

2. Cite as 3 partes do corpo dos moluscos.

3. Cite exemplos de animais das 5 classes de moluscos e diferencie cada classe:

a. gastropodes            
b. bivalves
c. scafópodes             
d. Poliplacoforos
e. cefalópodes

4. Quais as diferenças entre a lula e o polvo e como se formam as pérolas nas ostras?

5. Este é o primeiro filo de animais no qual aparece um sistema circulatório, porém é chamado de sistema aberto, por quê?

6. Cite 4 importâncias dos moluscos para nós e para o meio ambiente.

12.6 PHYLUM ANNELIDA
(Annelus = anel)

1. Existem vários animais que tem o corpo formado aparentemente por anéis olhando de fora, mas por que não estão classificados neste grupo, relacione à metameria?

2. Como é a musculatura característica dos anelídeos e no que seu sistema circulatório é diferente dos moluscos?

3. Qual a característica que diferencia as 3 classes dos anelídeos, diferencie-as quanto a isto cite animais que pertencem à cada classe.
a. poliquetas    b. oligoquetas  c. aquetas ou hiridíneos

4. Por que as minhocas são consideradas arados naturais? Qual sua importância?

5. As minhocas são hermafroditas como as tênias dos platelmintos, mas no que sua reprodução é diferente e para que serve o seu clitelo?

12.7 PHYLUM ARTHROPODA
(Arthros = articulação / Podos = pé)

1. Este é o maior grupo de animais do planeta, e entre as suas classes a mais numerosa é a dos insetos. Complete o quadro para diferenciá-los:

2. Explique algumas características comuns aos artrópodes e cite em quais classes se apresentam.

a. ecdise            
b. pedipalpos                      
c. quelíceras
d. olhos simples                     
e. olhos compostos
f. ocelos             
g. télson                  
h. Fiandeiras

3. Alguns sistemas nos artrópodes são diferenciados. Explique seu funcionamento e em quais classes estão presentes.

a. traqueal       
b. filotraqueal   
c. túbulos de Malpighi
d. glândulas coxais     
e. glândulas antenais

4. Diferencie e cite exemplos e estágios de artrópodes com desenvolvimento chamados:

a. Direto          
b. Indireto
c. Ametábolos 
d. Hemimetábolos  
e. Holometábolos

5. Cite exemplos de artrópodes:

a. ectoparasitas                       
b. endoparasitas
c. base da cadeia alimentar aquática
d. polinizadores                      
e. alimentação humana
f. venenosos               
g. vetores de verminoses

12.8 PHYLUM ECHINODERMATA
(Echinos = espinho / Derma = pele)

1. Além de espinhos na pele, este filo de animais tem outras características singulares. Explique-as:

a. Sistema Ambulacrário          
b. Pedicelárias
c. Lanterna de Aristóteles

2. Compare as 5 classes de equinodermas:

3. Curiosamente todos os equinodermas são animais marinhos, qual sua importância neste ambiente?

4. O pepino do mar é um animal que para se alimentar filtra a matéria em suspensão na água por um fenômeno fisiológico chamado evisceração. Explique este fenômeno.

5. Faça uma lista de outros animais de outros filos de invertebrados que também são considerados filtradores.

6. Por que os equinodermas estão entre os invertebrados se já possuem um endoesqueleto calcáreo?

13 REINO ANIMAL 2
(PROTOCORDADOS E VERTEBRADOS)
(Proto = primeiro / Chordata = notocorda)

1. Qual a estrutura embrionária que faz a diferenciação entre os animais invertebrados, protocordados e vertebrados? Justifique.

2. Também o sistema nervoso é diferenciado desde embrião entre os animais. Explique esta diferença.

3. Fale ainda sobre as fendas faringeanas e a cauda pós anal que são características dos cordados.

4. Quem são os urocordados e cefalocordados e por que são chamados de protocordados?

5. Quem são os ágnatos e por que formam um grupo monofilético?

13.1 CLASSE PISCIES
(Piscies = peixes)

1. Complete o quadro diferenciando as duas classes dos peixes:

Características
Chondrichtyes
Osteichtyes
Exemplos


Nome comum


Brânquias


Opérculo


Posição da Boca


Bexiga natatória


Final do Intestino


Esqueleto


Reprodução


Fecundação


Desenvolvimento




2. Entre os cartilaginosos diferencie os peixes e cite exemplos.

a. elasmobrânquios     
b. holocéfalos

3. Entre os ósseos diferencie os peixes:

a. actinopterígeos        
b. sarcopterígeos

4. Para que servem as estruturas dos peixes e cite exemplos.

a. bexiga natatória       
b. linha lateral
c. opérculo                 
d. cloaca

5. Desenhe o esquema de um peixe e aponte os tipos de nadadeiras que apresentam.

6. Por que os peixes são ditos pecilotérmicos ou heterotérmicos?

7. Por que no coração dos peixes só circula sangue venoso? O que é isso?

8. Cite 3 tipos diferentes de peixes com curiosidades adaptativas.

9. Qual a importância dos peixes para o ambiente aquático e para nós?

13.2 CLASSE AMPHIBIA
(Amphy = duplo / Bio = Vida)

1. O que significa dizer que os anfíbios são animais de vida dupla? Quem são seus representantes mais comuns?

2. Diferencie as classes de anfíbios de acordo com o seu significado:

a. urodelos      
b. anuros         
c. ápodes

3. Como é o desenvolvimento dos anuros e quais suas fases?

4. Quais são as características que mudam na passagem da vida aquática para a vida terrestre nestes animais?

5. Fale sobre as toxinas desenvolvidas na pele de alguns anfíbios e o tabu sobre o xixi do sapo.

13.3 CLASSE REPTILIA
(Reptare = rastejante)

1. Diferencie as classes dos répteis:

a. quelônios    
b. lepidosauros           
c. crocodilianos

2. Entre os lepidosauros diferencie os escamados:

a. lacertílios     
b. ofídios

3. Quais características legaram aos répteis capacidade para a conquista do ambiente terrestre?

4. Diferencie as cobras venenosas das não venenosas pelas seguintes características:

COBRAS
Venenosas
Não Venenosas
Cabeça  


Dentes  


Cauda


Coloração


Termorreceptor




5. Diferencie as serpentes pela dentição:

a. áglifa                       
b. proteróglifa
c. opistóglifa    
d. solenóglifa

6. O que são as fossetas lereais e em quais répteis está presente?

7. Cite as classes de cada réptil e como é o seu revestimento:

a. cobra      
b. tartaruga  
c. lagarto     
d. crocodilo
e. lagartixa  
f. cágado      
g. jabuti       
h. tuatara
i. anfisbena  
j. jacaré

8. Qual o procedimento correto para os casos de:

a. invasão de cobras em casa
b. acidentes com mordidas de serpentes

13.4 CLASSE AVES
(Ave = pássaro)

1. Descreva a funcionalidade dos órgãos e sistemas abaixo que caracterizam o organismo das aves.

a. homeotermia                       
b. ossos pneumáticos
c. siringe                     
d. glândulas uropigeanas
e. sacos aéreos                      
f. carena
g. moela                     
h. penas

2. Faça um desenho de uma pena e aponte suas partes.

3. Quais das suas adaptações permitem às aves voar?

4. Qual a diferença entre as aves dos grupos abaixo e cite exemplos:

a. ratitas          
b. carenatas

5. Qual a importância das aves para nós e para o meio ambiente?

13.5 CLASSE MAMMALLIA
(Mammas = mamas / Feros = portador)

1. Além de apresentarem glândulas mamárias, há outras características marcantes dos mamíferos relacionadas à sua pele. Descreva-as.

2. No modo de reprodução e desenvolvimento dos mamíferos há 3 sub classes a diferenciar:

a. monotremos            
b. marsupiais   
c. placentários

3. Cite as características que diferenciam as ordens de mamíferos placentários e dê exemplos desses animais:

a. edentados   
b. insetívoros  
c. carnívoros
d. quirópteros  
e. roedores     
f. lagomorfos
g. artiodáctilos 
h. Perissodáctilos  
i. Cetáceos
j. sirênios        
k. Peobocídeos               
l. primatas

4. Alfabeto de progressão comparativa. Descreva seus significados e cite as classes ou ordens de animais que as apresentem entre todos os vertebrados.

a. circulação simples               
b. circulação dupla
c. coração de 2 câmaras  
d. coração de 3 câmaras
e. coração de 4 câmaras         
f. amoniotélicos
g. uricotélicos                         
h. ureotélicos
i. cloaca                                  
j. ânus
k. lisencéfalos                         
l. girencéfalos
m. homodontes                                  
n. difiodontes
o. polifiodontes                                   
p. adontes
q. bípedes                              
r. quadrúpedes
s. desenvolv. indireto              
t. desenv. direto
u. estômago composto           
v. ovíparos
w. ovovivíparos                                  
x. vivíparos
y. heterotermia                        
z. homeotermia

Querido(a) aluno(a),

Parabéns pela sua dedicação em completar esta bateria de exercícios e se esforçar para aprender Biologia. Tenho certeza que você será alguém de grande futuro, com espírito científico e coração de amante da ciência e do saber.

Um grande abraço da professora que é também sua amiga e colega destas aventuras de conhecer o mundo em que vivemos.

Boa Sorte!