sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

EXERCÍCIOS 2014 - 1º ANO

Obs. Este material deve ser impresso, recortado e colado ao caderno para ser respondido a cada aula.
Busque o arquivo Modelo de TC.


1 INTRODUÇÃO À BIOLOGIA

1. O que estuda a biologia e quais suas principais áreas?

2. Qual a importância do método científico e quais são suas 5 etapas básicas?

3. Cite 5 características que diferenciam os seres vivos dos demais elementos da natureza e explique-as.

4. Descreva os níveis de organização dos seres vivos em ordem crescente, desde sua menor partícula, o átomo, até a biosfera.

5. O que é a biosfera e o que significa biodiversidade?

6. Quais são os 5 Reinos da Biologia? Cite exemplos de seus representantes.

2 TEORIAS DE ORIGEM DA VIDA

1. Descreva as teorias clássicas estudadas abaixo e cite qual delas é a única que não trata sobre a origem da vida:

a. Abiogênese
b. Biogênese
c. Panspermismo
d. Criacionismo
e. Fixismo
f. Big Bang

2. Qual é a teoria mais aceita na atualidade pela ciência sobre a origem da vida?

3. Há quanto tempo se estima que surgiram:

a. o universo
b. o planeta Terra
c. a vida na Terra

4. Faça uma relação numerada em no mínimo 5 e no máximo 10 etapas para descrever esta teoria formulada por Oparim e Haldane, utilizando os termos:

atmosfera primitiva – gases metano, amônia e hidrogênio – atividades vulcânicas e vapor d’água – aminoácidos – colóides – coacervados – célula primitiva

5. Qual a importância dos cientistas abaixo na história de todas estas ideias e teorias sobre a origem da vida no planeta.

a. John Needan
b. Louis Pasteur

6. Sobre as eras e períodos geológicos dos acontecimentos, cite quando ocorreram os seguintes eventos:

a. Origem da vida
b. Nível do oxigênio normal na atmosfera
c. Maior extinção em massa
d. Extinção dos dinossauros
e. Surgimento dos hominídeos

3 BIOLOGIA MOLECULAR

1. Assinale V ou F e justifique as falsas:

a. (     ) As proteínas são os compostos orgânicos que compõem a maior parte de matéria das células pela sua função plástica.
b. (     ) Os carboidratos oferecem potencial energético maior do que os lipídios.
c. (     ) A água tem importante papel na dissolução e transporte de substâncias tanto dentro como fora das células.
d. (     ) Vitaminas em excesso podem ser tão prejudiciais como sua carência.
e. (     ) Os sais minerais podem ser estruturais quando compõem as células como o fósforo e o cálcio nos ossos.
f. (     ) Os ácidos nucléicos são o RNA, que é o nosso código genético e o DNA, que é o copiador do código na duplicação dos genes para a reprodução das células.

2. Cite um exemplo de cada composto orgânico celular e sua função:

a. Sais minerais
b. Carboidratos
c. Lipídios
d. Proteínas
e. Enzimas

3. Como podemos diferenciar compostos orgânicos de inorgânicos?

4. Quais são as unidades formadoras das moléculas dos compostos que compõem as células:

a. Água
b. Sais minerais
c. Lipídios
d. Proteínas

5. Qual a importância dos anabolizantes e dos diferentes tipos de colesterol entre os lipídios compostos?

6. Quais são as especificidades das enzimas com relação à:

a. Temperatura
b. Concentração de substrato
c. pH
d. Sistema chave-fechadura
e. Reversibilidade de ação

7. Complete o quadro dos ácidos nucléicos.

Diferenças
DNA
RNA
Função


Ocorrência


Bases Nitrogenadas


Pentose


Estrutura




4 INTRODUÇÃO À CITOLOGIA

1. A citologia é a parte da Biologia que estuda as células. Mas o que é afinal uma célula?

2. Defina os conceitos de classificação das células:

a. Lábeis                     
b. Estáveis
c. Permanentes                       
d. Anucleadas
e. Binucleadas            
f. Multinucleadas
g. Procariontes            
h. Eucariontes
i. Haplóides                
j. Diplóides
k. Macroscópicas        
l. Microscópicas

3. Desenhe uma célula de cada tipo e aponte as diferenças estruturais e evolutivas sobre elas:

a. Procarionte
b. Eucarionte Vegetal
c. Eucarionte Animal

4. O que afirma a teoria celular e por que os vírus não se aplicam a esta teoria e são até hoje seres sem reino de classificação?

5. Pesquise e explique as Leis de:
a. Driesch         b. Spencer

5 MEMBRANA CELULAR

1. Quais os 2 tipos de membranas que podem existir nas células dos seres vivos? Diferencie-as.

2. Explique a função de permeabilidade seletiva das membranas celulares.

3. Por que Singer e Nicholson chamaram de mosaico fluído a estrutura da membrana?

4. Entre os mecanismos de transporte de substâncias através da membrana, descreva suas diferenças e diferencie quais são e por que são ativos ou passivos.

a. Difusão simples
b. Difusão facilitada
c. Osmose
d. Bomba de Sódio e Potássio

5. Cite e explique exemplos de modificações


6 CITOPLASMA E ORGANELAS

1. Diferencie citoplasma de organelas celulares.

2. Como se chamam os seguintes movimentos citoplasmáticos:

a. movimento de corrente contínua que arrasta as organelas naturalmente _____________________
b. movimento de deslocamento celular em que o citoplasma acompanha as modificações da forma da membrana plasmática _____________________

3. Relacione as organelas celulares às suas funções no interior da célula.

a. mitocôndria             
b. cloroplasto
c. centríolos                
d. retículo endoplasmático
e. ribossomo              
f. complexo de Golgi   
g. vacúolos pulsáteis   
h. vacúolos digestórios
i. lisossomos

(    ) respiração e produção de energia
(    ) cinética, movimento celular
(    ) síntese protéica ou produção de proteínas
(    ) regulação hídrica
(    ) digestão celular em animais
(    ) fotossíntese
(    ) transporte de substâncias
(    ) armazenamento e secreção de substâncias
(    ) digestão e armazenamento em vegetais

4. Quais são as 2 únicas organelas que não se formaram a partir da evolução da própria membrana e sim por simbiose em tempos remotos e como se reproduzem nas células?

7 METABOLISMO ENERGÉTICO CELULAR

1. Explique o que é a fotossíntese e suas 2 fases, clara e escura, que resultam em sua equação química geral. Cite-a.

2. No que a quimiossíntese é diferente da fotossíntese?

3. Diferencie os tipos de respiração:

a. aeróbia         b. anaeróbia     c. facultativa

4. Diferencie os processos de fermermentação:

a. láctica           b. alcoólica

5. Explique o que é a clorofila e o ATP e em quais dos processos energéticos das células estão presentes.

8 NÚCLEO CELULAR

1. Complete:

a. Os ácidos nucléicos são formados de unidades moleculares chamadas ________
b. Cada nucleotídeo é composto de 3 unidades moleculares que são: 1 ________,
1 _________ e 1 _________  ___________
c. As bases nitrogenadas podem ser de 2 tipos: as ____________ e as ___________
d. As púricas sempre se ligam às ________, sendo que no DNA quem se liga com a Adenina é sempre a _________ e no RNA quem se liga com ela é a ________.
e. Entretanto, a Guanina, tanto no DNA como no RNA, sempre se liga à _________.

2. Quais são as partes que compõem o núcleo celular? Faça um desenho esquemático apontando essas estruturas.

3. O que é um cromossomo? Faça um desenho que demonstre suas partes e diferencie cromátides irmãs e homólogas.

4. Qual a diferença prática dos 3 tipos de RNA que a célula contém?
a. RNAr    b. RNAm      c. RNAt

5. É no núcleo que ocorre todo o comando da célula por causa do DNA. Para que isso ocorra este deve ser duplicado para a célula se dividir e produzir proteínas. Simule como isso ocorre reproduzindo a fita complementar do segmento de DNA abaixo e depois trace para ambas seu RNAm e depois seu RNAr.

9 DIVISÃO CELULAR

1. Para que as células se dividem?

2. Cite os principais eventos que ocorrem nas seguintes fases da vida celular.

a. Intérfase G1
b. Intérfase S
c. Intérfase G2
d. Prófase
e. Metáfase
f. Anáfase
h. Telófase

3. Diferencie as fases da MITOSE e da MEIOSE na tabela:
Divisão Celular
MITOSE
MEIOSE
Onde ocorre


Duração


Fases


Nº células filhas


Tipos células filhas


Difer. nas Anáfases



4. Por que na meiose ocorrem 2 divisões? Diferencie a equacional da reducional.

5. Desenhe as diferenças que ocorrem nas fases da divisão celular:

a. núcleo interfásico
b. prófase
c. metáfase
d. anáfase
e. telófase

10 HISTOLOGIA ANIMAL

1. Qual a vantagem dos organismos pluricelulares em relação aos unicelulares e como conceituar tecido orgânico?

2. Relacione todos os tecidos às suas funções específicas e circule os considerados conjuntivos:

A. Epitelial        (     ) transmitir impulsos e coordenar as atividades e funções do 
                                 organismo
B. Glandular     (     ) contração e movimentos
C. Conjuntivo    (     ) sustentação do corpo e proteção de órgãos vitais
C. Cartilaginoso   (     ) revestimento e proteção
D. Adiposo       (     ) unir órgãos e preenchimento
E. Ósseo         (     ) modelagem e amortecimento nas articulações
F. Sanguíneo    (     ) reserva de gorduras e preenchimento
G. Muscular      (     ) transportar e dissolver substâncias
H. Nervoso       (     ) produzir hormônios e secreções

3. Complete o quadro das funções dos elementos do sangue:

4. Complete o quadro que diferencia os 3 tipos de músculos:

5. Resuma o mecanismo de contração muscular e cite os tipos de sais que ativam a ação dos tecidos:

a. Muscular                     
b. Nervoso

6. Desenhe um neurônio indicando suas principais partes.

a. Corpo celular  
b. Dendritos  
c. Núcleo  
d. Axônio
e. Células de Schwan  
f. Nódulos de Ranvier
g. Ramificações colaterais  
h. Terminações do Axônio

7. O que é e qual a importância da bainha de mielina?

11 GAMETOGÊNESE

1. O que é a gametogênese e em quais processos ela se divide?

2. Complete:

a. Na espermatogênese e na ovulogênese ocorre a formação dos _____ e _____, respectivamente.
b.   Em   ambas   ocorrem   três   fases   que   são:________, _________ e _________.
c. Na primeira fase, ocorre a proliferação das células por _________
d. Na espermatogênese, estas divisões originam as células chamadas ______ e na ovulogênese estas mesmas células são chamadas ______.
e. Na segunda fase, as espermatogônias e ovogônias crescem aumentando seu volume, formando o ______ e o _____ de primeira ordem.
f. A partir daí, as células passam a dividir-se por _____, para reduzir à metade o seu número de ____.
g. Ao final das duas divisões meióticas, os espermatócitos, agora de segunda ordem, sofrem _____, que é a terceira fase, adquirindo forma ovalada e cauda, formando-se ____ espermatozóides.
h. Já os ovócitos, formam apenas ___ óvulo e ____ glóbulos polares.

3. Complete as informações:

12 TIPOS DE REPRODUÇÃO


1. Diferencie e cite exemplos de reprodução assexuada e sexuada.

2. No que a reprodução sexuada constitui maior vantagem reprodutiva aos seres vivos do que a assexuada?

3. Qual a diferença entre os gametas e os esporos se todos são células haplóides?

4. Complete o quadro sobre os tipos de gametas:
GAMETAS
MASCULINOS
FEMININOS
ANIMAIS


VEGETAIS



5. Enumere a primeira coluna de acordo com a Segunda, sobre as formas de reprodução assexuada, sexuada e formas especiais de reprodução e assinale a alternativa com a ordem correta de enumeração:

A – Cissiparidade         (   ) o indivíduo tem características larvárias mas já é
                                           sexualmente maduro
B – Brotamento            (   ) divisão simples
C – Laceração              (   ) ruptura forçada
D – Fecundação           (   ) formação de vários indivíduos, ao mesmo tempo,
              a partir de uma célula-ovo
E – Conjugação           (   ) formação de um ser a partir de um óvulo não
              fecundado
F – Pedogênese          (   ) gemiparidade
G – Neotenia                (   ) ocorre a troca de núcleos gaméticos apenas
H – Metagênese           (   ) célula-mãe origina células sexuais que originam
               o zigoto
I – Partenogênese        (   ) ocorre a fusão de gametas
J – Poliembrionia         (   ) reprodução no estágio larvário
L – Autogamia              (   ) alternância de gerações

13 REPRODUÇÃO HUMANA

1. Relacione os seguintes fenômenos e conceitos sexuais:

a. Menstruação
b. Ovulação     
c. Nidação
d. Fecundação
e. Ejaculação  
f. Orgasmo
g. Menarca      
h. Masturbação
i. Polução notuma  
j. Endométrio  
k. Menopausa             
I. Andropausa
m. Gônadas

(     ) diminuição da fertilidade masculina
(     ) fim do período reprodutivo feminino
(     ) revestimento interno do útero
(     ) ejaculação durante o sono
(     ) glândulas sexuais
(     ) implantação do embrião no endométrio
(     ) liberação do esperma pelo pênis
(     ) penetração do espermatozóide no óvulo
(     ) primeira menstruação
(     ) satisfação sexual mecânica
(     ) liberação do ovócito de um ovário
(     ) descamação do endométrio
(     ) clímax do prazer sexual

2. Qual o tempo de duração do óvulo e do espermatozóide quando liberados?

3. Pesquise as informações sobre os seguintes hormônios relacionados ao sistema reprodutor humano e complete o quadro:

HORMONIOS
Nome
Função
Glândula
FSH



LH



H e G



ICSH



Testosterona



Progesterona



Estrógeno



Prolactina



Ocitocina




14 SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO

1. Os testículos são as glândulas sexuais masculinas. Sobre eles responda?

a. sua localização é: ______________
b. gametas que produzem: ______________
c. hormônio que produzem: ______________
d. células produtoras deste hormônio: ____________
e. canais que os formam: ______________ e ______________

2. Para que servem os líquidos:

a. Prostático     b. Seminal

3. Quais os 3 elementos que compõem o esperma?

4. Como se chamam os canais em que os espermatozóides:

a. São produzidos      
b. Sofrem maturação
c. Seguem receber os líquidos seminal e prostático
d. Já se juntaram aos líquidos formando o sêmem
e. São conduzidos para ejaculação

5. Que mecanismos estimulam o enrijecimento do pênis para o ato sexual?

15 SISTEMA REPRODUTOR FEMININO

1. Complete com os órgãos do sistema reprodutor feminino humano:

a. Órgãos externos genitais: ______________
b. Canal copulador: ______________
c. Onde são produzidos os óvulos e hormônios sexuais: ______________
d. Comunica útero e ovários e é onde ocorre a fecundação: ______________
e. Parede onde ocorre a nidação, ou seja, a implantação do embrião até a formação da placenta: ______________
f. Órgão que abriga o feto em desenvolvimento até o nascimento: ______________

2. O que é a menstruação e quais as etapas do seu ciclo?

3. Quais órgãos formam a vulva?

4. Qual é a função:

a. do hímem
b. do clitóris
c. das glândulas de Bartholin.

16 GRAVIDEZ E PARTO

1. Qual a diferença entre parto normal e parto cesariano?

2. Qual deles é o mais vantajoso e por quê?

3. Para que servem os órgãos que se formam a partir do embrião no seu desenvolvimento?

a. placenta                  
b. âmnio
d. cório                        
e. cordão umbilical
f. líquido amniótico

4. Qual a importância da amamentação e até quanto tempo é o ideal mínimo para a saúde do bebê?

5. Qual a importância do pré natal e no que consiste?

6. Qual a diferença entre gêmeos univitelinos e bivitelinos?

17 MÉTODOS ANTICONCEPCIONAIS

1. Complete a tabela dos métodos anticoncepcionais:

18 DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS

1. Complete a tabela das DST:


19 EMBRIOLOGIA

1. Qual a diferença entre os estágios de desenvolvimento embrionário:

a. zigoto          
b. embrião      
c. feto

2. Desenhe e aponte as estruturas que formam o embrião nos seguintes estágios:

a. mórula         
b. blástula       
c. gástrula

3. Diferencie e cite exemplos de animais que se desenvolvem a partir dos seguintes estágios embrionários:

a. diblásticos acelomados
b. triblásticos acelomados
c. triblásticos pseudocelomados
d. triblásticos celomados protostômios
e. triblásticos celomados deuterostômios

4. Marque as diferenças no desenvolvimento embrionário dos animais:
Des. Embr.
Notocorda
Tubo Neural
Vertebrados


Invertebrados



5. Descreva as funções dos anexos embrionários e cite em quais grupos animais estão presentes:

a. saco vitelínico   
b. âmnio   
c. cório   
d. alantóide
e. placenta     
f. cordão umbilical

20 POPULAÇÕES E QUALIDADE DE VIDA

1.      Quais fatores afetam o tamanho da população humana no planeta?

2.      Qual a diferença entre taxa de fecundidade e taxa de natalidade?

3.      O que Thomas Malthus quis dizer quando proferiu que a população cresce em progressão geométrica enquanto a produção de alimento se dá em progressão aritmética? Qual seria a conseqüência disso?

4.      Na sua opinião, quais os aspectos positivos e negativos do controle de natalidade por programas do governo?

5.      O que você entende por sustentabilidade?


Querido(a) aluno(a),

Parabéns pela sua dedicação em completar esta bateria de exercícios e se esforçar para aprender Biologia. Tenho certeza que você será alguém de grande futuro, com espírito científico e coração de amante da ciência e do saber.

Um grande abraço da professora que é também sua amiga e colega destas aventuras de conhecer o mundo em que vivemos.

Boa Sorte!